Exercite seu Corpo e sua Mente,
Aprenda algo NOVO!!
Beach Tennis 2023 & 2024
- Você conhece o Beach Tennis?
Assim como o fut vôlei, o futebol e o vôlei de praia, o Beach Tennis é um esporte jogado na areia, uma mista entre o tênis e o badminton.
Estima-se que haja mais de 1 milhão de praticantes de Beach Tennis no mundo, e muitos deles estão no Brasil que em 2021 igualou os 4 títulos da Itália (inventor do esporte) como Tetra Campeão Mundial.
- Venha juntar-se a essa turma ou simplesmente conhecer mais sobre o esporte, fique com a gente.
Vamos explicar um pouco sobre tudo que envolve o mundo do Beach Tennis: História, Regras, Equipamentos e Fundamentos básicos do Beach Tennis.
- VAMOS LÁ?!
História do Beach Tennis
De acordo com a CBT - Confederação Brasileira de Tênis, órgão que rege o Tênis e o Beach Tennis no Brasil, o esporte que é praticado na areia surgiu em meados de 1987 nas praias de Ravenna na Itália, e que, sem regras definidas e pela facilidade da prática, se disseminou rapidamente, já tendo campeonatos mundiais na década de 2000. A International Tennis Federation (ITF), reguladora do tênis mundial, chegou posteriormente criando os atuais e maiores campeonatos da modalidade no mundo.
Suas regras e práticas veio se modificando ao longo dos anos como uma atividade recreativa, e, à partir de 1996, foram criadas e padronizadas à Regras e Regulamentos pela ITF - Federação Internacional de Tênis e o esporte, começou assim, o seu processo de profissionalização. Segundo a ITF ele já é praticado por pessoas espalhadas em todos os continentes, independentemente de sexo e idade.
No Brasil, a chegada do Beach Tennis, só aconteceu em 2008 no Rio de Janeiro, e embora seja um esporte mais comumente praticado nas praias de todo o país: Rio de Janeiro, Fortaleza, Santos, Vitória, Florianópolis, Porto Alegre, Natal, Salvador, etc, e também tem se propagado em várias capitais que não estão no litoral e várias cidades do interior em todo o território nacional, como: Belo Horizonte, Brasília, Araraquara, Mogi das Cruzes, Guarujá, João Pessoa, Salvador, Campina Grande, Cachoeira de Itapemirim, Novo Hamburgo, Maringá e São Paulo. Conquistando assim hoje, a honra de ser um dos países com maior número de praticantes em todo o mundo segundo a ITF, o Brasil já é a segunda maior força do mundo neste esporte, atrás apenas da Itália, o país criador da modalidade.
Segundo a Confederação Brasileira de Tênis, dos 1,2 milhão de praticantes no mundo, +400 mil estão no Brasil.
No Brasil, o Beach Tennis é regulado pela Confederação Brasileira de Beach Tennis (CBBT), e a entidade é a responsável por organizar os principais campeonatos do esporte em todo o país.
O sucesso do Beach Tennis no Brasil e no mundo se deve à facilidade com que uma pessoa inicia e aprende a jogar e também pela diversão e socialização que ele proporciona, mesmo para aqueles que nunca praticaram antes. Além disso, é uma excelente opção para quem quer melhorar o seu condicionamento físico, cuidar da saúde e fazer muitos amigos.
Regras do Beach Tennis
As regras do Beach Tennis são reguladas pela Federação Internacional de Tênis (ITF). Algumas delas repetem o que é utilizado no tênis de quadra, mas há variações importantes, principalmente, quanto à pontuação e ao saque.
Quadra de Beach Tennis
As quadras de Beach Tennis devem ser retangulares, sempre com 16 metros de comprimento. Em jogos de duplas, a largura é de 8 metros. Já para as partidas de simples, a quadra passa a ter 4,5 metros de largura.
Ao contrário do tênis de quadra em que a rede encosta no chão, a rede de Beach Tennis fica suspensa, como no vôlei de praia. Sua altura deve ser de 1,70 metro tanto nos jogos de mulheres, homens e juniores tanto em simples quanto de duplas.
Outra diferença em relação ao tênis é que a rede de Beach Tennis tem a mesma altura em toda a sua extensão, não sendo mais baixa no seu ponto central.
A rede de Beach Tennis deve ser de uma malha suficientemente pequena para assegurar que a bola não possa passar entre as suas tramas. Por isso, não é possível utilizar as redes de vôlei de praia também no Beach Tennis.
Pontuação no Beach Tennis
No Beach Tennis, a contagem dos pontos no tênis é feita por 15, 30, 40 e game. Ou seja:
-
Primeiro ponto: 15
-
Segundo ponto: 30
-
Terceiro ponto: 40
-
Quarto ponto: “game”
Não há vantagem caso os jogadores ou duplas empatem por 40 a 40. Quem fizer o próximo ponto vencerá o game.
As partidas de simples são disputadas em melhor de 6 games e as de duplas em melhor de 9 games, com diferença de 2 games.
Ou seja, em simples, para vencer um set, o jogador precisa vencer 6 games, com vantagem de dois games sobre o adversário (6/4, 6/3, 6/2, 6/1 ou 6/0).
Se o set chegar ao empate por 5 a 5, ele terminará quando um jogador vencer 7 games (7/5).
Contudo, se houver empate por 6 a 6, o set será decidido no game de desempate, conhecido como tie-break, com outro formato de contagem de pontos.
Nas duplas, é preciso vencer 9 games com a vantagem de dois games. O tie-break é disputado caso haja empate por 9 a 9.
O tie-break tem contagem de pontos diferente dos demais games do Beach Tennis. Os pontos são contados de um em um, e o vencedor será aquele que atingir 7 pontos primeiro, desde que haja dois pontos de vantagem (7/5, 7/4, 7/3, 7/2, 7/1 ou 7/0).
Todavia, se o tie-break chegar ao empate por 6 a 6, o jogador ou a dupla vencedora será aquela que conseguir abrir dois pontos de vantagem sobre seu adversário.
OBS: Uma altura diferenciada de 1,80 metro é usada apenas em torneios profissionais pré-determinados conforme os métodos de pontuação adicionais aprovados e que podem ser encontrados nas Regras do Beach Tennis em PDF abaixo.
Baixe aqui as Regras Oficiais
atualizadas pela CBBT/ITF.
Beach Tennis Equipamentos
No jogo de Beach Tennis, 3 equipamentos são fundamentais: rede, raquete e bola.
A rede de Beach Tennis deve ser colocada a 1,70 metro de altura em toda a sua borda superior e extensão.
É preciso que seja usada uma rede específica para o esporte, para que não haja o risco da bola passar entre as malhas da rede, o que facilmente aconteceria se fossem usadas as mesmas redes do vôlei de praia.
As raquetes não têm cordas e são feitas, geralmente, de carbono, kevlar e grafite. E deve ter no máximo 55 centímetros de comprimento e 30 centímetros de largura.
As bolas usadas no Beach Tennis têm o mesmo e material daquelas que são utilizadas no tênis de quadra. Porém, com duas diferenças:
1. Elas são 50% despressurizadas, e,
2. São fabricadas em duas cores (amarela e laranja), o que facilita sua visibilidade.
Comprimento: 50 cm
Largura: 28 cm
Espessura: 8 mm
Balanço: 265 + /- 5 mm
Peso: 330 – 345 gramas
Perfil: 22 mm
Composição Frame: CarbonoFace e Carbono + 3k
Eva soft: Alta qualidade, elasticidade e alta resiliência
Rede Beach Tennis
4 Faixas: 8m x 1m
Fitas de demarcação de solo
Fundamentos do Beach Tennis
Os fundamentos do Beach Tennis se assemelham aos utilizados no tênis de quadra, porém, existem diferenças pontuais como: a bola não poder tocar no solo, e isso faz com que a dinâmica e velocidade do jogo sejam totalmente diferentes.
Toda vez que a bola toca na areia é ponto!! E cada jogador pode bater na bola apenas uma vez e deve lançar a bola diretamente ao campo do(s) adversário(s), sem passá-la para o seu parceiro e sem mandá-la na rede.
Saque: para ser um bom(a) jogador(a), é preciso dominar o saque/serviço, esse fundamento, além de iniciar todos os pontos também dificultam uma devolução ofensiva pelo recebedor.
Devolução: na recepção do saque, os fundamentos mais utilizados são os voleios dinâmicos e estáticos, tanto de forehand quanto de backhand.
Ao longo da partida, também são comuns os lobs, para encobrir o adversário, e o drop-shot, para deixar uma bola curta próxima à rede.
Na devolução de um lob, o fundamento mais comum é o smash, sempre usado com o intuito de finalizar o ponto.
Como em todo esporte, à medida que em se ganha mais prática, os fundamentos do Beach Tennis são aprimorados e os jogos se tornam ainda mais rápidos e divertidos.
Momento e soltura da bola e preparação inicial na execução do saque.
Momento e levantamento da bola e preparação final na execução do saque.
Rafa Miller Terracina executa um Drop Shot em defesa de uma bola curta
Momento e soltura da bola e preparação inicial na execução do saque.
Segredo do Sucesso do Beach Tennis no Brasil
Esse título é um reflexo do estrondoso crescimento brasileiro no Beach Tennis, que também foi facilitado por nossa extensão territorial e litorânea, nosso clima tropical, a acessibilidade aos materiais nos dias atuais, pela fácil prática por diferentes pessoas de todos sexos, credos, idades, etnias e pelos sistemas de academias, clubes e instituições promotoras do esporte. Além disso, no estudo de Guiducci et. al (2019), em que ele entrevista atletas da modalidade a respeito do crescimento da mesma, há algumas respostas interessantes sobre o “boom” da modalidade, como: “a diversão e o ambiente agradável do jogo que fazem com que (naturalmente) as pessoas continuem treinando após o primeiro contato com o esporte, independentemente da faixa etária”, além de que os melhores atletas da modalidade, “como não recebem salários como atletas e as premiações são ainda baixas nos torneios”, são obrigados a se tornarem professores, se tornando os maiores promotores da prática de novos atletas.
Vale também salientar os méritos do crescimento da CBBT na ITF que já patrocinam atletas de ponta, o que trouxe uma enorme visibilidade para a prática do Beach Tennis no Brasil.