Tipos de aulas, atividades & treinamentos
Para você praticar tênis não existem limites de idade, podendo praticar desde crianças até a melhor idade, incluindo aí, portadores de necessidades especiais, enfim: TODOS podem aprender a jogar tênis. Utilizando a metodologia da USTA (United States Tennis Association), com certeza seu aprendizado será muito mais rápido, divertido e eficiente.
Nós recebemos, continuamente, do pessoal de treinamento de alto desempenho da USTA conjuntamente com instrutores de educação física, programas de treinamento de seis meses para três níveis de habilidades diferentes, que, aplicados corretamente elevarão o nível do seu jogo para novos patamares de desenvolvimento. Todos os exercícios (treinamentos) em quadra, treinamentos fora de quadra, dicas nutricionais e demais acompanhamentos foram projetados para ajudar você a maximizar (melhorar) seus resultados e objetivos.
Chega de perder tempo. Deixe-nos começar a trabalhar para você ver como pode se tornar um melhor tenista.
Aulas Individuais
Aulas Individuais: Considere o tipo de jogador que você quer se tornar, algo que seus treinamentos permitam, mas se você tiver um preparo físico privilegiado e apreciar longas trocas de bolas em partidas, você precisará incorporar treinamento físico extra para construir sua fibra. Se você for um jogador que saca e voleia, você precisará aumentar sua velocidade e explosão. Até uma quantidade modesta do trabalho de aptidão pode fazer uma diferença enorme. Cada estilo de jogo determina um trabalho físico específico e isto faz uma grande diferença no resultado final. Ideal para todos os níveis, aulas de 30 ou 60 minutos.
Escolinha Infantil
Tênis Infantil - Grupo de 8 crianças: O tênis é um esporte popular, altamente revigorante e que traz inúmeros benefícios à saúde. Os exercícios de rotina do tênis podem aumentar as capacidades aeróbicas, melhorar a frequência cardíaca e a pressão arterial, melhorar o metabolismo, aumentar a densidade óssea, diminuir a gordura corporal, melhorar o tônus muscular, a força e a flexibilidade, e melhorar o tempo de reação. O tênis é um esporte de capacitação atlética e sem contato físico, e estes aspectos o colocam, junto a muitos pais, como um esporte ideal para a prática dos seus filhos. Ideal para todos os níveis infantis, (turmas de 3/5 anos, 5/7 anos e 7/9 anos) com aulas de 30 ou 60 minutos.
Personal Tennis & Funcional Trainning
"Personal & Funcional"
Aulas Personal & Funcional Trainning
Aulas Avulsas ESPECIAIS SLINGER BALL de 1 ou 2 horas.
**OBS: Todas as aulas gravadas em vídeo análise.
Atividades em Individuais ou em Duplas que são altamente correcionais (apenas 1 golpe ou movimento específico por aula). Transforme seu jogo treinando intensivamente seus golpes que necessitam de mais ajuste e fortalecendo seus golpes de finalização.
Muitos profissionais de tênis atribuem grande parte do seu sucesso diretamente ao tempo que passam praticando repetições exclusivas. Se você é um novato, um campeão júnior, um guerreiro de final de semana ou se está apenas divertindo ou jogando torneios, tanto faz; o seu jogo vai se transformar com uma prática mais regular e controlada pelo Sistema de Séries Elite Slinger Ball. É uma revolução na tecnologia de treinamentos, trazendo recursos e resultados nunca antes vistos no mercado tenístico brasileiro.
Ideal para todos os níveis, aulas de 60 ou 120 minutos.
CardioTennis
CARDIO TENNIS:
Ideal para quem busca uma atividade física diferenciada aliando o condicionamento físico, a postura corporal e o tônus muscular. Desenvolvido na Austrália é fundamentado na prática do tênis entre jogadores de diversos níveis com ênfase nas atividades cardiorrespiratórias e alta queima calórica. É uma atividade física intensa e intervalada em forma de circuito, tendo por objetivo a diversão a movimentação, o treino na zona de frequência cardíaca e a queima calórica. Em grupos de 8 a 16 pessoas a partir dos 14 anos de idade. Mulheres queimam 400 a 600 calorias/hora e homens entre 500 a 900. O Cardio Tennis é uma ótima maneira de ser introduzido ao esporte. Ideal para todos os níveis, aulas de 60 minutos.
Aulas em Grupo
Grupo de 4 pessoas: Analisando a realidade brasileira, onde impera a cultura das aulas individuais de tênis, que além de serem desinteressantes para algumas pessoas tornam as aulas mais caras economicamente, é que entendemos as diversas escolas e metodologias de tênis espalhadas pelo mundo: as aulas em grupo são muito mais divertidas, empolgantes, descontraídas e oferecem a todos a oportunidade para mais pessoas praticarem o esporte, e isso vale tanto para os adultos quanto, e principalmente, para as crianças.
Alguns benefícios das aulas em grupo: maior socialização, diferentes desafios, baixos custos, maior diversão, melhor aprendizado e ambiente diversificado.
Aulas em Grupo para desenvolvimento técnico e tático do jogo e da movimentação global. Ideal para níveis iniciais e intermediários (5a. e 4a. Classes). E também para todos os níveis infantis e infanta-juvenis, aulas de 30 ou 60 minutos.
Grupos de Competição
Grupos de Competição: São voltadas àqueles que tem por interesse um trabalho específico para participar de competições, seja direcionado ao jogo individual ou ao desenvolvimento exclusivo do jogo de duplas, enfatizando: o aprendizado de uma boa técnica, a alta performance, os golpes básicos e especiais, as táticas de jogo, o posicionamento e a cobertura de quadra.
**OBS: Todas as aulas gravadas em vídeo análise.
Aulas em Grupos Especiais de 6 ou 8 alunos com SLINGER BALL e foco no alto rendimento técnico e tático e na movimentação específica. Ideal para níveis somente de 3a. 2a. ou 1a. Classes e para todas as faixas de idade, aulas de 60 ou 120 minutos.
É FÁCIL... MAS,
antes de começar qualquer atividade esportiva, consulte um médico para checar as suas reais
condições físicas.
Tenista de primeira viagem
Raquetes e bolinhas certas segundo idade e nível de aprendizado colaboram, e muito,
para uma maximização no desenvolvimento e desempenho inicial nas aulas tênis.
Para quem está começando a praticar tênis, é melhor comprar uma raquete mais leve e de
cabeça maior, assim fica mais fácil acertar a bolinha, e com menor esforço. A espessura do
cabo da raquete, empunhadura, deve ser proporcional ao tamanho da sua mão. A medida ideal
é a que permite que o dedo polegar e o dedo médio fiquem a uma distância não maior que meio
centímetro um do outro. A tensão das cordas da raquete para inciantes deve estar menos tensa, o que ajuda no controle e na força.
Com certeza o seu professor irá realizar alguns testes iniciais e indicar o melhor equipamento para o seu início mais produtivo.
Equipamentos
BOLAS
As bolinhas de tênis são feitas de borracha e cobertas de lã e nylon, medindo cerca de 6,5 centímetros de diâmetro com o pêso entre 56 e 59 gramas.
Para um uso otimizado em jogos amadores elas têm um tempo de durabilidade de aproximadamente 12 horas/jogo ou quatro semanas de uso, depois disso acabam perdendo peso e pressão, o que pode prejudicar o desempenho em quadra. Nos jogos profissionais as bolas são trocadas a cada 9 games jogados, exceto a primeira troca que deve ocorrer após o sétimo game.
QUADRA
O tênis é jogado em uma superfície plana retangular, geralmente da grama, saibro, ou em piso duro. A quadra tem 23,77m de comprimento, e 8,23m de largura para partidas de simples, e 10,97m para partidas de duplas. O espaço adicional em torno da quadra é necessário para que jogadores possam alcançar a bola quando esta passa dos limites da quadra. A rede no centro é esticada dividindo a quadra em toda a sua largura, paralela com as linhas de base, dividindo-a em duas partes iguais. A rede tem 1,07m de altura e 914mm de altura no centro.
Há três tipos principais de quadras, dependendo dos materiais usados para a superfície da mesma. Cada superfície fornece uma diferença na velocidade e no salto da bola de tênis.
Tênis, pratique e deixe-se envolver!
O tênis é uma das atividades físicas mais completas que existe, e que também exige muito esforço e dedicação do praticante. Além de trazer vários benefícios para a saúde e para a mente, é também uma ótima opção para quem quer entrar em forma.
Uma das principais vantagens na prática do Tênis é que, durante a aula ou treino, todo o corpo é exercitado, possibilitando um elevado gasto calórico associado a um trabalho da força muscular, fora o contínuo "trabalho mental".
Além de auxiliar na perda de peso, jogar Tênis exige um grande esforço das pernas no deslocamento, do abdômen para a sustentação, e, dos braços, ombros e costas para os movimentos de rebatida com a raquete.
Praticando tênis é possível desenvolver vários grupos musculares, não somente as pernas e braços, mas todo o seu corpo. Seria ideal que se associasse um outro tipo de atividade física à prática do tênis, como, por exemplo: corrida ou musculação, isso trará uma maior resistência e garantirá o fortalecimento muscular.
O tênis também é uma excelente opção para quem deseja perder peso: em uma hora de treino é possível queimar de 200 a 500 calorias, dependendo do desempenho do tenista. É recomendada a prática do tênis por 2 ou 3 vezes semanais; jogar tênis também melhora a capacidade cardiovascular e respiratória, reduz o risco de ataques cardíacos e outras doenças vasculares, ajuda na prevenção da osteoporose e auxilia no bem estar físico e mental, diminuindo a ansiedade, o estresse e a depressão. Isso tudo porque trata-se de uma atividade bastante intensa e que exige movimentos rápidos, melhorando a coordenação motora e os reflexos de quem o pratica.
- E o melhor de tudo: qualquer um pode praticar, não tem contra-indicações, qualquer pessoa de qualquer idade pode jogar tênis, desde que respeite os seus limites.
Por isso é importante ter ou dessenvolver certo preparo físico, pois nesse esporte não tem moleza.
Lembre-se de que não basta apenas jogar, você tem que gostar do que faz.
Fonte: Escola de Tênis Rui Galdino
Adaptações: Sérgio Affonso
Algumas dicas para você que está querendo praticar algum esporte
- Venha!!! A quadra de tênis está te esperando!
Sem perceber, em apenas uma hora jogando tênis, você queima cerca de 600 calorias, isso torna o tênis tão eficaz quanto a corrida. O segredo do tênis é que ele exercita tanto o corpo quanto a mente. Sem falar no aspecto tático, que mantém a mente sempre ocupada e proporciona um ótimo preparo físico, a meta de sempre alcançar a bola amarela torna o esporte complexo, cheio de recompensas e desafios ilimitados. DESAFIE-SE!
- Alguns benefícios que você pode esperar do tênis:
Cardiovascular
Os movimentos rápidos aeróbicos do esporte provocam queima de gordura, aumentando o ritmo cardíaco e promovendo níveis de energia mais elevados. Um jogo de tênis pode durar de uma a duas horas, com intervalos que são ideais para melhorar a saúde cardiovascular, o que é essencial para diminuir o risco de doenças como ataques cardíacos e derrames.
Desenvolvimento muscular
Além dos benefícios para a saúde cardiovascular, o jogo também desenvolve as partes superiores e inferiores do corpo, (pernas e braços). A movimentação é lateral, para frente e para trás em diferentes velocidades, desenvolvendo assim os músculos das pernas.
Coordenação
Quanto mais você joga tênis, mais você desenvolve as habilidades de medir distâncias, coordenação pessoal e motora. O tênis trabalha seu equilíbrio, velocidade e coordenação através de uma variedade de técnicas e movimentos. Quanto mais você joga, melhores são os outros aspectos da sua vida.
Tática-Desenvolvimento do cérebro
Tênis é baseado em geometria física e pode ajudar a desenvolver o pensamento tático semelhante a um jogo de xadrez. Quando um jogador envolve atenção e pensamentos estratégicos para desenvolver os ataques, ajuda a gerar novas conexões no cérebro.
Autoestima
Em um estudo realizado na Universidade Southern Connecticut, foram testados os benefícios psicológicos de vários esportes e entre os não-atletas, jogadores de tênis pontuaram mais na autoestima, vigor e otimismo, e marcaram menos para fatores como confusão, tensão, ansiedade e depressão. Jogar tênis regularmente pode ajudar a mantê-lo motivado em sua trajetória profissional e superar os obstáculos que você pode encontrar na pessoal.
Outros esportes podem oferecer diferentes níveis de benefícios para a saúde, como a natação para as partes superiores do corpo, corrida para a força das pernas e futebol para o raciocínio tático e rápidez, mas nenhum deles consegue combinar tanta eficiência em um só esporte como o Tênis.
Ufa! Depois de tudo isso não tem como não começar! Lembrando que tênis não tem idade para começar e muito menos para parar: Todos para quadra.
Beijos a todos,
Andréa Vieira
Tenista Olímpica Brasileira
Fonte: http://espnw.espn.uol.com.br/os-beneficios-de-jogar-tenis/